O Mundo Só Me Vê, Mas Não Me Enxerga: A Violência de Gênero no Brasil

Autores

  • Juliana Diniz Cerqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psiquiatria – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.60114/rbtf.v11i1.6

Palavras-chave:

Pandemia, Violência, Mulher

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir as relações violentas dentro do panorama atual da pandemia de Covid-19, proporcionando reflexões sobre como o medo, tanto individual quanto coletivo, está alicerçado em questões individuais e subjetivas, mas também em vivências compartilhadas e concretas. Além disso, questões anteriores à pandemia eclodiram com maior veemência nesse período, de modo que episódios violentos contra mulheres se tornaram ainda mais frequentes, em especial, no ambiente doméstico, devido, principalmente, ao isolamento social e ao aumento do desemprego. Este trabalho utiliza uma narrativa específica construída ao longo de acompanhamento clínico a fim de promover uma reflexão mais ampla sobre o tema. Sendo assim, a geração de dados desta pesquisa apoiou-se em uma metodologia qualitativa, tendo como ilustração um fragmento clínico.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Cerqueira, J. D. (2023). O Mundo Só Me Vê, Mas Não Me Enxerga: A Violência de Gênero no Brasil . Revista Brasileira De Terapia Familiar, 11(1). https://doi.org/10.60114/rbtf.v11i1.6

Edição

Seção

Artigos