Pipa Corporativa: Uma Ferramenta da Terapia Narrativa Aplicada às Famílias Empresárias
DOI:
https://doi.org/10.60114/rbtf.v8i1.46Palavras-chave:
Terapia narrativa, Práticas narrativas coletivas, Pipa corporativa, Gestão de pessoas, Empresas familiaresResumo
Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que utiliza como referência a metodologia Pipa da Vida, desenvolvida por David Denborough (2008), adaptada para o ambiente organizacional, e tem por objetivo fortalecer, por meio da linguagem, as relações interpessoais e intergeracionais entre os membros dessa família empresária, por meio do reconhecimento e validação da identidade preferida de cada um. O objeto de pesquisa deste estudo é uma empresa familiar de transporte de cargas fundada em 1990. Após o falecimento de seu fundador, os herdeiros passaram a ocupar cargos na empresa. A ausência de planejamento do processo de sucessão gerou conflitos, tais como: excesso de trabalho, a sobrecarga emocional da viúva e, principalmente, a falta de objetivo em comum dessa família dentro da corporação. Essas narrativas tornaram-se uma história saturada de problemas, e a adaptação da Pipa da Vida para o ambiente corporativo ajudou essa familia a superar os conflitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Eduardo Ribeiro do Val
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.